(11) 4992-6988 / 4994-0345
clinica@davantel.med.br
 
Home Dr. Davantel A Clínica Cirurgia Plástica EquipeContato
Cirurgia Plástica voltar

ESTÉTICA / Peeling Químico

Exposição ao sol, acne e idade podem deixar a pele irregular, enrugada, manchada ou com cicatrizes. Se você quiser que sua pele pareça mais suave e jovem, considere o peeling químico, que utiliza uma solução química para suavizar a textura da pele, removendo as camadas exteriores danificadas.

Embora peelings químicos sejam utilizados principalmente na face, também podem ser usados para melhorar a pele no pescoço e nas mãos.

É POSSÍVEL MELHORAR:

• A acne ou cicatrizes de acne,

• Manchas senis,

• Rugas,

• Sardas,

• Pigmentação irregular da pele,

• Pele áspera e descamativa,

• Cicatrizes,

• Pele danificada pelo sol.

COMO AGE O PEELING QUÍMICO?

Soluções químicas são cuidadosamente aplicadas na pele para melhorar a textura, removendo camadas exteriores danificadas. Os produtos químicos usados são fenol, ácido tricloroacético e ácidos alfahidróxidos. Cada um tem uma finalidade diferente. A fórmula utilizada pelo seu médico será ajustada para atender às suas necessidades específicas.

PEELING QUÍMICO SUPERFICIAL

Melhorias sutis no início, mas com melhora gradual com tratamentos adicionais.

Se você tem pigmento irregular, ressecamento, acne ou rugas superficiais, o peeling químico superficial pode ser a escolha certa. Este tipo de peeling remove apenas a camada exterior da pele (epiderme) com uma esfoliação leve, resultando num brilho saudável. O médico irá utilizar uma combinação de ácidos alfa hidróxidos e beta hidróxidos, tais como ácido glicólico, ácido láctico, ácido salicílico e ácido maleico. Todos estes produtos químicos são brandos. Você pode repetir estes tratamentos semanalmente, até seis semanas, para alcançar os resultados desejados.

PEELING QUÍMICO MÉDIO

Sua pele terá uma aparência mais suave

Cicatrizes de acne, rugas mais profundas e tonalidade desigual da pele podem ser tratadas com um peeling químico médio. Os produtos químicos utilizados para este tipo de peeling irão remover as células epiteliais tanto da camada exterior da pele (epiderme) quanto da parte superior da sua camada média (derme). O médico irá utilizar o ácido tricloroacético, por vezes usado em combinação com o ácido glicólico

PEELING QUÍMICO PROFUNDO

Os resultados são excelentes, no entanto, a recuperação leva mais tempo.

Se você tiver rugas faciais profundas, pele danificada pelo sol, cicatrizes, áreas com aparência manchada ou até mesmo lesões pré-cancerígenas, o peeling profundo pode ser a escolha certa para você. Seu médico usará uma substância mais forte, chamada fenol, que penetra na camada inferior da pele (derme). Para este tipo de peeling, pode ser necessário anestésico local e sedação para diminuir qualquer desconforto.

O PROCEDIMENTO

• Seu rosto deve estar limpo,

• A solução química é espalhada em sua pele e deixada por apenas alguns minutos. Você pode sentir leve ardor,

• A área tratada pode apresentar aparência cinza esbranquiçada,

• Os produtos químicos são neutralizados com compressas salinas frias,

• A pele pode ficar vermelha ou marrom nos dias subsequentes ao peeling. Pode levar até seis semanas para que o resultado apareça.

CONSIDERAÇÕES ESPECIAIS, RISCOS E RECUPERAÇÃO

É preciso compreender que todos os peelings químicos apresentam alguns riscos e incertezas. Geralmente, é um procedimento muito seguro quando realizado por um cirurgião plástico qualificado e experiente. Acontece, raramente, mas pode haver infecção ou cicatrizes. Para pessoas com determinados tipos de pele, há risco de mudança de cor da pele de forma temporária ou permanente. O uso de anticoncepcionais, gravidez ou histórico familiar de descoloração acastanhada na pele pode aumentar a possibilidade de desenvolvimento de pigmentação anormal.

Se você já teve herpes labial, há um pequeno risco de reativação. Certifique-se de informar o seu médico, pois ele pode prescrever medicação antes e, imediatamente após, a realização do peeling químico, a fim de evitar o reaparecimento. Informe seu médico se você tiver histórico de quelóides ou quaisquer tendências incomuns de cicatrizes.

CONSIDERAÇÕES PARA CADA TIPO DE PELE

Peeling químico superficial

É provável que você apresente certa vermelhidão, descamação da pele, ardor e irritação. Após tratamentos repetidos, estes efeitos secundários, provavelmente, diminuem.

Outros riscos incluem:

• Hiperpigmentação. A nova pele pode ter muito pigmento, podendo aparecer manchas acastanhadas devido à exposição à luz solar. Sendo assim, use sempre protetor solar com fator alto de proteção,

• Infecção.

O PEELING QUÍMICO É INDICADO PARA MIM?

Agora que você sabe onde o peeling químico facial pode agir na sua pele, é importante entender o que não se consegue com o tratamento com peeling químico:

• Tratar rugas profundas,

• Tratar excesso de pele ou de flacidez,

• Estimular a produção de colágeno,

• Remover pequenos vasos visíveis,

• Alterar o tamanho dos poros,

• Remover cicatrizes profundas.

Você não é um bom candidato ao peeling químico se tiver:

• Histórico de pele com cicatrizes,

• Pigmentação anormal,

• Origem negra ou asiática,

• Verrugas,

• Cabelos ruivos e pele clara com sardas,

• Fez tratamentos contra acne no último ano.

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O PEELING QUÍMICO

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A pele é o maior órgão do nosso corpo, composto de milhões de células que nos protegem do meio ambiente e regulam nossa temperatura corporal. Com o decorrer do tempo, manchas escuras, finas linhas e outros sinais de dano solar, como o envelhecimento começam a aparecer.

1. O que é Peeling Químico?

O Peeling Químico é o nome que se dá ao procedimento em que se faz uso de uma solução aplicada na pele para renovar células mortas e promover a produção de novas. Este produto tem a propriedade de compactar a pele, reduzir o número de rugas e rejuvenescer.

Todos os dias, milhares de células da pele morrem, descamam e são subtituídas por novas. Com o envelhecimento, esse processo torna-se mais lento, dificultando para a pele renovar manchas escuras ou corrigir o dano causado pelo sol. A função de um Peeling Químico é criar uma descamação controlada de várias camadas de células danificadas.

2. O que um Peeling Químico pode fazer por minha pele?

Quando um agente esfoliativo é aplicado na pele, as camadas superiores renascem e, após alguns dias, descamam. Isto expõe uma camada nova com uma textura mais lisa e coloração mais uniforme. Somado a isso, a esfoliação estimula o crescimento de novas células, renovando a pele e diminuindo as rugas. Portanto, pode efetivamente melhorar a textura da pele, eliminar sardas e manchas irregulares, tratar os danos solares (incluindo lesões pré-cancerosas e rugas finas) e diminuir cicatrizes de acne.

3. Quantos Peelings uma pessoa pode necessitar?

Existem vários tipos de agentes esfoliativos, sob várias concentrações, que podem ser utilizados. Normalmente, um Peeling deve ser suficiente para melhorar a aparência de sua pele, ainda assim, alguns problemas são mais profundos que outros. Dependendo do paciente, podem ser necessário concentrações mais potentes, ou de mais de um Peeling para atingir os melhores resultados.

4. Onde é realizado? É um processo doloroso?

O procedimento é realizado em consultório sem necessidade de internação. Assim que a medicação é aplicada, durante os cinco (5) e sete (7) minutos anteriores, acontece sensação de ardência e queimação, que desaparece sem necessidade de sedação ou anestesia.

5. Por quanto tempo devo me afastar do trabalho e das atividades esportivas?

A maioria das pessoas necessita de cinco (5) a (7) dias para uma total recuperação do Peeling de média profundidade. Durante esse tempo, não há dor, porém a pele mostra aparência de severa queimadura solar. Por esse motivo, a maioria dos pacientes permanece em casa. É importante salientar que, como a pele fica sensível à luz por várias semanas, é muito importante evitar qualquer exposição solar forte, usar filtro solar e adotar outras medidas de proteção.

6. Qual o tipo de pele que melhor responde ao Peeling?

As diferentes formas de Peeling podem beneficiar quase todos os tipos de pele, mas o seguinte guia pode ajudar:

Tipo I - Sem rugas, tipicamente em pessoas com menos de 35 anos, que necessitam de pouca maquiagem.
Tipo II - Rugas aparecem somente quando há movimentação na face, ao sorrir, por exemplo. Usualmente em pessoas entre 25 e 35 anos, manifestada na cor amarelada e com sinais de dano solar precoce.
Tipo III - Rugas aparentes mesmo com a face em repouso, especialmente ao redor dos olhos, boca e testa. Comum em pessoas com idade entre 30 e 65 anos, apresentando descoloração e aparecimento de pequenos vasos sanguíneos.
Tipo IV - Severo envelhecimento, com muitas e profundas rugas.

Os pacientes com peles tipo II e III são os que mais se beneficiam dos Peelings médio e superficial.

7. Os resultados são permanentes?

Sim e não. Fator que vai depender em muito de futuras atividades. Um programa de proteção solar, não fumar, hidratação adequada e, às vezes, o uso de ácido retinoico prolongam bastante os benefícios de um Peeling Químico.

TIPOS DE PEELING

Os tipos de Peelings vão variar conforme tipo de pele, oleosidade, resultados esperados, grau de envelhecimento, fototipo, entre outros.

PEELING DE ÁCIDO GLICÓLICO

O Ácido Glicólico também permite realizar Peelings Superficiais, médios e profundos. Depende, entretanto, não somente da concentração, mas do tempo de exposição ao agente de Peeling. Concentração de 30 a 50%, promove um Peeling Superficial na concentração de: 50 a 70 %, um médio é, acima de 70%, quando aplicado por um maior tempo, promove um Peeling Profundo. Uma forma de utilizar o Peeling de Ácido Glicólico Superficial é realizar Peelings seriados, com intervalos quinzenais, o que permite excelentes resultados.

PEELING DE TCA - BLUE PEEL

O TCA (ácido tricloroacético) permite realizar Peelings Superficiais, médios e profundos. Na concentração de 10 %, promove um Peeling Superficial, na concentração de 10 a 30% um médio e na de 35 a 50 %, promove o Peeling Profundo. Uma variação do Peeling de TCA é o Blue Peel.

O Peeling é um método utilizado para tratamento das alterações da pele. A intenção é acelerar o processo de renovação celular a partir das camadas mais profundas da pele, ao mesmo tempo em que são eliminadas as camadas mais superficiais e envelhecidas. A pele é dinâmica, viva, um órgão em constante renovação. Todos os dias, células novas são produzidas e outras são eliminadas. Mas, com o passar dos anos, diminui a velocidade de renovação destas células. O processo de envelhecimento e a luz solar faz, então, aparecer as temíveis rugas, manchas, flacidez e aspereza .

Uma das dificuldades do Peeling, e que pode levar a complicações, é determinar exatamente a quantidade aplicada e a consequente profundidade atingida com a substância química, de modo que qualquer erro neste cálculo pode acarretar em maus resultados.

Uma nova técnica de Peeling foi descrita como Blue Peel. É um Peeling que usa o ácido tricloroacético (e neste aspecto é igual aos outros) tendo como diferença o fato de que o mesmo ácido é misturado com uma substância azul, que fica bem visível, permitindo, então, saber com maior facilidade a profundidade da ação do medicamento e evitando futuras complicações. O azul do Blue Peel, portanto, é apenas uma sinalização de segurança, que deixa o método mais fácil para o médico e mais seguro para o paciente, chegando a melhores resultados. O Peeling de Blue Peel é aplicado após um preparo da pele com condicionamento facial. Indicado para pele envelhecida, aspereza, rugas finas e pigmentação (manchas) além de acne. O processo é realizado em consultório, sem necessidade de anestesia e dura em torno de meia hora.

A tinta é retirada imediatamente ao final do processo, seguido por um processo de descamação que dura de sete (7) a dez (10) dias, quando os resultados já podem ser observados. O método pode ser usado, também, em outras partes do corpo, como mãos e braços. Os métodos convencionais de Peeling com ácido tricloroacético ou com ácido glicólico, também produzem bons resultados, mas o Blue Peel vem demonstrando uma grande aceitação nos EUA e Europa pela facilidade de manuseio e segurança.

PEELING DE FENOL TAMPONADO OU MODIFICADO (ATENUADO)

O Peeling de Fenol modificado é uma verdadeira revolução na estética médica. Este poderoso Peeling não é novo, mas as modificações realizadas o transformaram em uma técnica absolutamente atual.

O Peeling de Fenol vem sendo usado em Peelings desde 1960, sua nova fórmula modificada pelo pesquisador e médico Dr. Kacowics manipulou o fenol, deixando mais seguro para o médico que aplica e para os pacientes que o recebem. Mais que isso, foram desenvolvidos uma série de Peelings, para diversas indicações.

Assim, temos disponíveis desde Peelings muito superficiais, superficiais, médios, profundos, e, também, Peelings corporais. São chamados Alkapeel, Neomaster, Neoplus, BodyPeel, Multipeel.

PEELING MANDÉLICO

Utiliza-se o ácido mandélico durante a esfoliação. Esse ácido é retirado das amêndoas amargas e indicado para peles mais oleosas e acneicas. Embora, também, seja um Peeling superficial, o ácido Mandélico causa leve ardência e um pouco de descamação. É indicado evitar o sol apenas nos primeiros três (3) dias. Depois, a exposição está liberada, desde que sejam tomados os cuidados habituais, ou seja, proteção e moderação.

 

CORPO
Abdominoplastia - Cirurgia do Abdômen

Ter um abdome bonito e sarado é um dos maiores desejos de nos...


Gluteoplastia - Aumento de Glúteo

A cirurgia para aumento dos glúteos consiste no posicionament...


Lipoaspiração

A cirurgia para lipoaspiração ou lipoescultura consist...


ESTÉTICA
Ácido Hialurônico

Perda de volume por atrofia dos tecidos muscular, gorduroso e at&eac...


Peeling Químico

Exposição ao sol, acne e idade podem deixar a pele irr...


Toxina Botulínica - BOTOX®

A forma cosmética da toxina botulínica é uma in...


FACE
Blefaroplastia - Cirurgia Plástica das Pálpebras

A cirurgia para blefaroplastia consiste na retirada do excesso de pe...


Mentoplastia - Cirurgia para aumento do Queixo

A Mentoplastia é indicada em casos de reposição...


Otoplastia- Cirurgia das Orelhas


Ritidoplastia - Lifting Facial


A cirurgia para ritidoplastia consiste na retirada e reposicio...


MAMAS
Mamoplastia de Aumento - Implante de Silicone

A cirurgia para aumento das mamas, consiste no posicionamento de uma...


Mamoplastia Redutora - Redução de Mamas

A cirurgia para redução das mamas, consiste na retirad...


Mastopexia - Lifting de Seios

A cirurgia para REPOSICIONAMENTO E AUMENTO das mama...


MEMBROS
Aumento de Panturrilha

A cirurgia para aumento de panturrilha consiste na inclusão d...


Lifting de Braços

É a cirurgia plástica para melhorar o contorno dos br...


Bem vindo ao site do Dr. Davantel
Newsletter
Cadastre-se e receba as novidades da Clínica Dr. Davantel
 
alt
Contatos
Fones:(11) 4992-6988 / 4994-0345
Rua das Paineiras, 256 - Jardim
Santo André - SP
CEP: 09070-220
Membro Titular da SBCP
 
 
   
© Copyright 2012 Dr. Davantel – Cirurgia Plástica