(11) 4992-6988 / 4994-0345
clinica@davantel.med.br
 
Home Dr. Davantel A Clínica Cirurgia Plástica EquipeContato
Cirurgia Plástica voltar

CORPO / Lipoaspiração

A cirurgia para lipoaspiração ou lipoescultura consiste na retirada de gordura do corpo, no espaço entre a pele e os músculos, de forma a reduzir os acúmulos em locais considerados não estéticos, com ou sem a reintrodução desta, com o objetivo de melhorar o contorno corporal.

É realizada através de pequenas incisões na pele, que permitem a introdução de uma cânula que, conectada ao lipoaspirador realizará a aspiração da quantidade desejada ou possível de gordura.

A quantidade máxima a ser lipoaspirada é proporcional ao peso corporal, 5% do peso se não houver infiltração de solução com adrenalina (técnica seca) ou 7% do peso se infiltrada solução com adrenalina (técnica úmida ou "HIDROLIPO")

O contorno corporal é alterado, mas esta alteração é limitada pela espessura do tecido gorduroso apresentado. Grandes quantidades de tecido gorduroso em todo corpo, atrapalham o resultado, proeminências ósseas ou contorno muscular não poderão ser alterados com esta técnica cirúrgica. Ex.: Quadris largos continuarão assim, sem forem por estrutura óssea, assim como a barriga poderá continuar projetada, se houver associação de flacidez muscular ao acúmulo de gordura.

A LIPOASPIRAÇÃO - LIPOESCULTURA não causa, por si só, qualquer patologia conhecida.

É uma cirurgia que ter por objetivo a melhora do contorno corporal.

NÃO É CIRURGIA DE EMAGRECIMENTO.

Será necessária a utilização de uma cinta comprimindo a área operada por um período de até dois meses, com permanência diária variável de acordo com o período pós-operatório.

As cicatrizes evoluem de acordo com a natureza de cada um, geralmente ficando pouco perceptíveis, principalmente na penumbra. Caso ocorram alterações, existem tratamentos que podem ser empregados, na tentativa de melhorar o aspecto das cicatrizes.

Você poderá apresentar áreas endurecidas abaixo da pele. Estas correspondem a cicatrizes (fibroses) na gordura por onde o aparelho de lipoaspiração passou. Como outras cicatrizes, o tempo para que estas também se tornem imperceptíveis é variável de pessoa para pessoa. Existem procedimentos de fisioterapia que podem acelerar este processo. Também podem ocorrer pequenas depressões ou elevações, que correspondem a irregularidades que permaneceram no tecido gorduroso.

Para sua correção, poderá ser necessária nova lipoaspiração.

Irão ocorrer manchas roxas (equimoses), redução da sensibilidade parcial ou total, temporária ou permanente de determinadas áreas submetidas ao tratamento.

Poderão ocorrer pequenos sangramentos e saída de secreções pelas feridas operatórias, principalmente a da região sacral. Estes podem durar até 10 dias e devem ser comunicados ao seu cirurgião

Será feito todo o possível e tecnicamente viável, para se obter um resultado satisfatório com apenas um procedimento cirúrgico, mas podem ser necessários procedimentos secundários para melhora do resultado.

Você passará a ser uma pessoa com um melhor contorno corporal (menos gorduras localizadas), porém a manutenção deste contorno dependerá do seu comportamento no pós-operatório, inclusive com a manutenção ou até com a perda de peso.

O AUMENTO DE PESO PODERÁ ALTERAR OS RESULTADOS OBTIDOS COM A CIRURGIA.


RECOMENDAÇÕES SOBRE A LIPOASPIRAÇÃO - LIPOESCULTURA

A) RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

1. Obedecer às instruções dadas para a internação.
2. Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
3. Internar em jejum absoluto de, no mínimo, 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital.
4. Vir acompanhada para a internação.
5. Evitar uso de brincos, anéis, alianças, piercings, esmaltes coloridos nas unhas, etc. Qualquer destes será retirado antes da cirurgia.
6. A cinta pós-cirúrgica recomendada deverá ser levada para o hospital.


B) RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

1. Evitar esforços por 30 dias.
2. Levantar-se quantas vezes lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentado (a), assim como evitar esforços máximos. Pequenas caminhadas auxiliam na recuperação, além de reduzir o risco de complicações.
3. Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 14 dias, ou até o desaparecimento das equimoses.
4. Obedecer à prescrição médica.
5. Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
6. Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire quaisquer dúvidas que possam surgir com seu cirurgião.
7. Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica (carnes, ovos, leite) assim como o uso de frutas.
8. Aguarde para fazer sua "dieta ou regime de emagrecimento", após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA

01) P: QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?

R: Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os "quilos" retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com as demais. A avaliação detalhada de três itens: elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização, nos permitem otimizar o resultado. Nos casos, em que o(a) paciente está com o peso muito acima do normal, recomendamos um tratamento prévio de emagrecimento para um equilíbrio do peso corporal. Há casos em que se faz necessário que se retire a gordura de certas áreas e se reintegre em outras para aumento de volume. Parte ou totalidade dessa gordura poderá ser reabsorvida. Não é possível se prever o percentual de permanência dessa gordura.

02) P: A LIPOASPIRAÇÃO DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?

R: As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 0,5 a 1cm e são planejadas para ficar o menos visíveis possíveis. As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.

Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode fazer a avaliação da fase em que se encontra.

03) P: EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?

R: Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o "período mediato" da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.

04) P: EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

R: Além da dependência temporal do resultado em relação ao processo cicatricial, este também depende da elasticidade da pele, do volume retirado, da área afetada etc. Nas primeiras semanas ou meses, essas áreas, além de estar sujeitas a períodos de "inchaços", poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente são perceptíveis à palpação e tendem com a evolução atingindo gradativamente o resultado almejado. A obtenção do resultado definitivo pode ser auxiliada por técnicas de fisioterapia e nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado, antes de nove meses do pós-operatório.

05) P: A LIPOASPIRAÇÃO CORRIGE A GORDURA SOBRE A REGIÃO DO ESTÔMAGO?

R: Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome), poderemos ter um resultado natural. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo, a elasticidade da pele e a maior ou menor flacidez dos músculos reto-abdominais.

06) P: A GRAVIDEZ FUTURA PREJUDICA O RESULTADO?

R: O resultado poderá ser preservado. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas poderão estar mantidas. Devemos salientar, entretanto, que tanto o corpo da mulher quanto o do homem, sofrem variações da forma com o decorrer do tempo, devido à distribuição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, nádegas e coxas. Assim é que com o passar dos anos, a disposição da gordura no corpo muda, embora a quantidade de gordura retirada seja definitiva.

07) P: O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSO?

R: Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura não costumam apresentar dor. Eventuais incômodos podem ser resolvidos com a utilização de analgésicos comuns.

08) P: HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

R: Todo ato médico inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente, entretanto é importante levar em conta que grandes volumes retirados poderão variar o risco. É consenso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total a ser retirado não ultrapasse de 5 a 7% do peso corporal em cada procedimento.

09) P: QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADO PARA ESTA OPERAÇÃO?

R: Anestesia geral, peri-dural ou local assistida, de acordo com as áreas a serem abordadas.

10) P: QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

R: Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo é variável. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

11) P: QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

R: O tempo de internação também é variável de acordo com a extensão da área abordada e da anestesia utilizada. Geralmente de 12 a 24 horas.

12) P: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

R: Sim. Curativos semi-compressivos com cintas especiais, mantidos por um período variável, podendo chegar até meses.

13) P: QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

R: A partir do 4º. Ao 12º. dia dependendo do local.

14) P: QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

R: Após 24hs a 72hs dependendo da extensão da cirurgia. Ou a critério médico.

15) P: QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRlA?

R: Até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), "manchas" de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com maior ou menor intensidade que outros. O seu organismo se encarregará de dissipar esses pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião, que lhe prestará os esclarecimentos necessários para sua tranqüilidade. Um curto período de "depressão emocional" poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório, geralmente advêm da "ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes". Tenha paciência. Lembre-se que nenhum resultado poderá ser avaliado com menos de 3 a 6 meses de pós-operatório. Condutas complementares em Academias, com esteticistas ou mesmo fisioterapeutas, poderão melhorar bastante o resultado final; a modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal.

 

 

CORPO
Abdominoplastia - Cirurgia do Abdômen

Ter um abdome bonito e sarado é um dos maiores desejos de nos...


Gluteoplastia - Aumento de Glúteo

A cirurgia para aumento dos glúteos consiste no posicionament...


Lipoaspiração

A cirurgia para lipoaspiração ou lipoescultura consist...


ESTÉTICA
Ácido Hialurônico

Perda de volume por atrofia dos tecidos muscular, gorduroso e at&eac...


Peeling Químico

Exposição ao sol, acne e idade podem deixar a pele irr...


Toxina Botulínica - BOTOX®

A forma cosmética da toxina botulínica é uma in...


FACE
Blefaroplastia - Cirurgia Plástica das Pálpebras

A cirurgia para blefaroplastia consiste na retirada do excesso de pe...


Mentoplastia - Cirurgia para aumento do Queixo

A Mentoplastia é indicada em casos de reposição...


Otoplastia- Cirurgia das Orelhas


Ritidoplastia - Lifting Facial


A cirurgia para ritidoplastia consiste na retirada e reposicio...


MAMAS
Mamoplastia de Aumento - Implante de Silicone

A cirurgia para aumento das mamas, consiste no posicionamento de uma...


Mamoplastia Redutora - Redução de Mamas

A cirurgia para redução das mamas, consiste na retirad...


Mastopexia - Lifting de Seios

A cirurgia para REPOSICIONAMENTO E AUMENTO das mama...


MEMBROS
Aumento de Panturrilha

A cirurgia para aumento de panturrilha consiste na inclusão d...


Lifting de Braços

É a cirurgia plástica para melhorar o contorno dos br...


Bem vindo ao site do Dr. Davantel
Newsletter
Cadastre-se e receba as novidades da Clínica Dr. Davantel
 
alt
Contatos
Fones:(11) 4992-6988 / 4994-0345
Rua das Paineiras, 256 - Jardim
Santo André - SP
CEP: 09070-220
Membro Titular da SBCP
 
 
   
© Copyright 2012 Dr. Davantel – Cirurgia Plástica